Ois pessoas, este post é para os meus amigos, todos que ficaram me perguntando: -“E ai? Como foi lá?”.

Pois bem, vamos lá.

Ano passado, vi que minha amiga Aline foi parar dentro da casa do BBB, achei fantástico, e pensei… poxa, seria uma baita experiência. Sem muita pretensão, decidi tentar fazer o meu cadastro no site do hackathon para este ano (2016) e nem dei muita atenção para isso.

Quando em uma sexta-feira na parte da noite, recebo um telefonema dizendo que era da globo, pensei: “OOOLOCOOO, SERÁ?”. Era uma entrevista para ver se eu toparia participar. No mesmo dia, recebi a confirmação que eu estaria dentro da casa do BBB no Hackathon 2016.

Mas respondendo de uma vez por todas: O que é isso?

Um Hackathon é uma maratona, só que ao invés de correr, você tem que malhar o cérebro! É uma grande tendência das grandes empresas, pois muitas vezes, nesses eventos, aparecem idéias que acabam se tornando produtos.

E a globo, soube fazer isso de uma forma muito bacana. Por que? Pelo fato de todo o evento acontecer 1 semana após a final do BBB. Dentro da casa do BBB. Isso sem dúvida torna tudo muito mais mágico!

Juntei minha graninha, comprei as passagens (meu pai decidiu ir junto para dar uma passeada pelo RIO) e embarquei pra lá!

Na entrada, ainda era difícil de acreditar que era verdade, mas eu estava lá!

Ahh, o evento foi transmitido ao vivo pelo site TechTudo. E assim, os amigos e familiares puderam acompanhar toda a maratona.

Por coincidência do destino, acabei encontrando lá a Rosangela para quem dei aula na UFPR de Cornélio a um bom tempo! Hehe. Hoje ela tá mais fera que eu nos mestrados e doutorados da vida.

Decidimos nos aliar e achar aliados, foi quando algumas outras coincidências começaram a acontecer, encontramos outro Diogo junto com um Diego! hehe Pessoal lá da UTFPR de Curitiba. Morei lá na frente por quase 3 anos! Enquanto fazia o mestrado na UFPR.

Com uma ideia bacana, decidimos procurar mais alguém! Foi quando o último integrante se juntou a nós o Lucas!

Estava formada nossa equipe, e tínhamos algumas ideias para colocar explorar.

O começo foi FODA! Muita gente perguntando: -“E ai? O que vocês vão fazer?” E era uma resposta que nem nós sabíamos ainda! Foi difícil!

Depois de um tempo a ideia tomou forma, e partimos para a implementação, não vou ficar falando muito o que nós fizemos. Mas resumindo bem:

~Nossa proposta foi a criação de um novo portal de conteúdos chamado Globall. Neste portal, não existiriam jornalistas ou editores. Todas as notícias seriam colaborativas, fornecidas pelos próprios usuários. O sistema utilizaria ranking para classificar as melhores notícias, e desclassificar as piores.~

Foi uma note longa, Programei bastante! Fiz um robô em NodeJS para popular uma Base com notícias de exemplo. Depois trabalhei na parte funcional do Front-End para exibir as notícias com diferentes tamanhos, representando sua importância.

No outro dia, resolvemos focar MUITO na apresentação. E agora eu percebo, que essa foi uma ótima decisão. Nosso MVP não estava tão satisfatório, mas no tempo que tinhamos, não tinhamos muito o que fazer… Focamos então em vender a ideia, e isso foi muito bacana, pois nos trouxe um feedback muito legal por parte de um dos técnicos: -“Sua apresentação foi uma das melhores!”.

Ouvir isso, me deixou satisfeito, muito satisfeito!

Fomos para a hora da apresentação final, apelamos para a emoção do pessoal, e deu certo! Nossa apresentação passou nossa ideia.

Fiquei muito feliz.

Por fim, não houve premiação para nossa equipe, mas para mim, o grande prêmio foi ter participado, e ter vivenciado uma experiência que poucas pessoas da minha área um dia terão a oportunidade de vivenciar.

Gostaria de agradecer aos meus (agora amigos) Diego, Diogo, Rô e Lucas, e dizer que foi uma grande troca de conhecimento. E que não quero perder o contato com vocês, formamos uma ótima equipe!

Também gostaria de me desculpar, pois, em determinados momentos posso ter ficado estressado, nervoso, irritado! Mas… depois de 30 horas sem parar… agora vejo que posso pedir um desconto!

É isso pessoal, obrigado a todos que torceram por mim, e que estiveram me apoiando, principalmente a minha Família 😀

Obrigado e abraços.

13012626_10201716025379238_1668180405333389450_n

13001125_907869625997289_6561298869258144263_n